Entenda o caso Park Dong Geun x Chaeyeon do Busters
A tarde desta terça-feira (10) foi bem agitada no Twitter! Fãs do grupo de k-pop, Busters, protestaram contra um soco que a integrante Chaeyeon recebeu no braço durante o programa de televisão sul-coreano, Tok! Tok! Boni Hani.
turn up your volume.— mimi (@ilybusters) December 10, 2019
this actor, one of chaeyeon’s coworkers choi youngsoo, appeared to have hit chaeyeon. no matter if chaeyeon pulled him over or if they’re friends, that is incredibly out of line. #RespectChaeyeon pic.twitter.com/IqCWNdfRxs
Além de ser considerado um ato contra a mulher, a artista completou 15 anos recentemente e apenas tocou o braço de seu colega de trabalho, Choi Youngsoo ( 38 anos), que também estava participando das gravações do programa.
Apesar de não saber se Chaeyeon impede o colega de sair do set, o vídeo publicado por uma fã mostra a k-popper segurando o braço de Youngsoo, que se solta rispidamente e revida com um soco no braço esquerdo da menina.
Em poucos minutos, fãs subiram a #RespectChaeyeon e, rapidamente, alcançou o Trending Topics no Brasil.
#RespectChaeyeon esse negócio de respeitar n adianta nada tinha q chamar logo a polícia pra esse cara por agredir uma garota de 15 anos como se ela fosse um nada— Jessie_Jeon🔪💔 (@kimJessie1994) December 10, 2019
meu deus eu to pasma com a situação da chaeyeon do busters— mahee | 808🌖 (@reasoneus) December 10, 2019
o horrível nisso tudo é ela ser agredida em rede nacional e ninguém tomar uma providência em relação a isso
ela é uma adolescente que foi agredida como de isso fosse normal e comum
CORÉIA POR FAVOR????#RespectChaeyeon
Após o clipe se tornar viral, a EBS e a agência de Busters negaram que houvesse qualquer intenção maliciosa na interação, simplesmente alegando que os dois estavam apenas brincando.
"Não houve violência entre os membros do elenco que preocupa muitas pessoas. Não há possibilidade de ocorrência de violência em uma transmissão ao vivo quando tantas pessoas estão trabalhando juntas. O que alguns meios de comunicação estão denunciando como violência ou contato físico não é verdade. É um fato que podemos afirmar após confirmar com o elenco e a equipe no local."
- EBS
"Depois de confirmar com ela, era apenas uma brincadeira simples entre eles. Houve um mal-entendido, mas não houve atos de violência."
38살 개그맨 박동근이 방송 중에 “독한 년”이라고 언급하는 영상입니다. 보니하니에 같이 출연하는 개그맨입니다. 현재 이 영상은 유튜브 채널에서 비공개로 전환되었습니다.— 고즌 (@alwayszziluv) December 11, 2019
두 영상 모두 널리 공유 부탁드리며, 많은 보력 부탁드립니다. pic.twitter.com/KNR6iwSr3U
Chaeyeon: Agora mesmo?
Park Dong Geun: Você é uma cadela esterilizada.
Chaeyeon: Haha.
Park Dong Geun: Hani, você deve estar feliz ~ Por estar transmitindo com Boni ~ Boni é bonito e legal ~ Mas você…
Chaeyeon: Que tipo de resposta você quer ouvir ...?
Park Dong Geun: Você é, você é uma cadela esterilizada Listerine.
Chaeyeon: Um esterilizado ... o que?
Park Dong Geun: Uma cadela esterilizada.
Chaeyeon: Cadela?
Park Dong Geun: Heh cadela? Nyanchu ~ (parece ser algum tipo de gíria)."
Os comentários de Park Dong Geun já estão cruzando a linha, no entanto, um olhar mais profundo em seus comentários mostra que eles machucam ainda mais do que parecem. O termo “cadela esterilizada por Listerine” vem da gíria do distrito da luz vermelha coreana, onde significa que as prostitutas enxaguavam a boca com Listerine antes de fazer sexo oral em um cliente. A parte esterilizada refere-se a como suas bocas ficariam limpas antes de realizar seus atos.
Em resposta a isso, o EBS negou tal significado para essas palavras vindas de Park Dong Geun.
"Sempre há Listerine na sala de espera. Chaeyeon, que é uma MC no programa, sempre lava a boca com Listerine antes do programa.
Durante a transmissão ao vivo, essas palavras foram ditas apenas como uma piada para provocá-la, mas nem a equipe de produção nem Park Dong Geun sabiam que era uma expressão tão problemática."
- EBS
O pedido de desculpas do EBS ainda não apaziguou os internautas, que ainda estavam furiosos com o fato de que esses comentários pudessem, primeiramente, ser transmitidos ao vivo e, em segundo lugar, para uma menina de 15 anos. Finalmente, em resposta, o presidente da EBS, Kim Myung Joong, divulgou um comunicado pedindo desculpas em nome da empresa e suspendendo os 2 membros do elenco envolvidos nas controvérsias.
"Carta de desculpas.
Lamentamos sinceramente os telespectadores que sempre enviaram seu amor e apoio ao EBS.
Na transmissão pela Internet do popular programa da EBS, 'Transmissão ao vivo Tok! Tok! Boni Hani ', cenas de violência e linguagem de assédio sexual foram transmitidas sem qualquer consciência, causando muito descontentamento e dor ao nosso público, inclusive às crianças pequenas que são nossos principais telespectadores. Nós da EBS reconhecemos a gravidade da situação e assumimos a responsabilidade pelo incidente.
Assim que reconhecemos o incidente, realizamos uma reunião de emergência e desenvolvemos um plano de ação para contramedidas em toda a empresa. Isso incluiu os primeiros passos, que foram imediatamente suspender e remover os dois membros do elenco (Choi Young Soo e Park Dong Geun) envolvidos e excluíram o vídeo do nosso canal do YouTube.
O acidente não é apenas uma questão do problema pessoal do indivíduo, mas também reflete sobre o gerenciamento e a responsabilidade do programa da EBS. O EBS também está chocado, pois algo que nunca aconteceria, aconteceu, e assumimos a responsabilidade por isso. Com este evento, o EBS analisará o processo de seleção de todas as pessoas que aparecem nos programas do EBS após este incidente.
Responsabilizaremos cuidadosamente os envolvidos e aplicaremos medidas rigorosas de acompanhamento, como ações disciplinares. Acima de tudo, trabalharemos para identificar minuciosamente a causa desse incidente e revisar o sistema para evitar que incidentes semelhantes ocorram no futuro.
O EBS será mais rigoroso e cuidadoso na produção de nossos programas para impedir que algo assim aconteça novamente no futuro. Gostaria de pedir desculpas mais uma vez a todos que confiam no EBS."
- Presidente do EBS Kim Myung Joong
Nenhum comentário: